SCOTLAND COAST TO COAST- ETAPA 3

TEMPO DE MOVIMENTO: 5:30:33
MÉDIA MOVIMENTO: 15,8 KM/H
TEMPERATURA MÉDIA: 22º SOL

Depois de uma noite bem dormida, e de um pequeno almoço recuperador, fizemos as nossas sandes para almoço, a manha estava fresca e solarenga, o relevo do terreno apresentava-nos um etapa suave até aos  cerca de 50km começavamos  subir e perto dos 60km a grande dificuldade do dia,
 Arrancamos com calma, os primeiros 15 km foram em alcatrão com paisagens deslumbrantes, com tempo para visitar Castelo ,

Seguimos em ritmo tranquilo, o tempo ajudava, e passamos por um passeio cicloturismo solidario em que desde os mais novos aos mais velhos, deste as bicicletas de ciclismo as de uso comum vimos de tudo, ainda bebemos uma agua no abastecimento e seguimos tranquilos pelos primeiros trilhos de terra do dia.

Mais um trilhocom floresta fantastica.

As nossas amigas "dolly" uma constante nas paisagens.

Paragem para almoço, com cerca de 40km decorridos sensivelmente a meio da etapa, a partir daqui começavam as subidas, em trilho com alguma pedra, sendo a maior parte do acumulado dos 60 aos 70km numa subida durrissima, o rolamento do pedaleiro da bike do Samuel dava sinais de desgaste, esta subida era uito dura e inclinada principalmente nos ultimos 2km.

Subida de 2km com 11% de inclinação media.

Depois de chegada ao topo o mais dificil estava ultrpassado, seguia-se uma descida tão alucinante como perigosa devido a quantidade de pedras nos trilhos, desciamos acima dos 40km/h, esavamos a cerca de 16km do destino, ja no final da descida e depois de nos cruzarmos com um escocês que dava a sua voltinha de btt, em que ia ao encontro da esposa e filha quem tinham vindo passear a cavalo e de quem tinhamos passado a descer, eu e o Samuel fizemos o final da descida enquanto os restantes 4 ficaram a tirar fotos, depois de uma espera demorada, e estranhar tamanho atraso voltei para tras sem a mochila para ver o que se passava ja que não atendem o telemovel, quando iniciar a subida maior ja vinham os 4, as noticias não eram muito boas, 4 furos um mais lento como o Manuel que safou-se com espuma, o João pôs camara de ar no dele, e o Vitor utiliza Co2 e espuma, mais a frente onde estava o Samuel a nossa espera, o Manuel deu novamente ar a roda dele, mas o pior aconteceu a unica bomba de ar disponivel estava partida, faltavam cerca de 10km para o final, e la seguimos caminho, conseguimos chegar a Forth William, o objetivo descansar tomar um duche e verificar existência de oficinas de bikes.

Tomamos duche fomos as comprar, pois iriamos cozinhar na cozinha comum do Hostels, este tinha condições razoaveis, oficina de bikes estavam fechadas, mas apos conversa na receção, havia uma bomba de pé, ficou decidido, de manha, por liquido nos pneus furados mudar o que tinha a mudar, iamos ter uma etapa curta de transição com cerca de 45km mas iriamos faze-lo sem bomba de mão e so com uma espuma selante,estavamos em risco, um jantar recuperador e umas cervejas pretas para repor os liquidos.
Forth William pequena povoação conhecida pelo Lago Ness e o canal da Caledonia, onde seguem varias embracações de recreio com um sistema de canais identico ao que utilizamos no rio Douro.