SERPA 160 -06-04-2016

EVENTO: Competitivo – Ultramaratona SRP160
LOCAL: Serpa
ORGANIZAÇÃO: Trilhos Vivos
DISTÂNCIAS ANUNCIADAS: Ultramaratona 166KM/2900 D+; Maratona 80KM/1300 D+ PARTICIPANTES: 230
ZYBERIANOS PRESENTES: 1
METEREOLOGIA: Sol e algumas nuvens, temperatura média de 14 °C com algum vento suave
PARTIDA: Organizada e a horas, com boxes e controlo zero.
LOGISTICA: Secretariado, zona de partida e banhos tudo relativamente perto no Pavilhão Municipal.

MARCAÇÕES: Apesar de ser evento para uso de GPS estava tudo tão bem marcado que até mesmo sem GPs se fazia.
SITUAÇÕES DE PERIGO/SEGURANÇA: Sinalizações com placas nas zonas perigosas.
DISTÂNCIA REAL/ALTIMETRIA REAL: Ultramaratona 166KM/2900 D+; Maratona 80KM/1300 D+
PISO: O piso estava seco, típico estradão bastante rolante
Rumo a Serpa para mais uma prova onde o resultado era o menos importante. Evento que há muitos anos já fazia parte dos meus objetivos pessoais e fora de agenda na corrente época, veio a realizar-se a minha participação por desafio do meu tio. Havia ainda muito tempo para a data desta aventura e mesmo assim cheguei a véspera de prova ainda sem nada preparado e muito menos preparado fisicamente para uma distancia tão grande… Para evitar o cansaço da viagem antes da prova decidi partir na tarde de sexta e passar a noite em Pias a 13km de Serpa. No dia da prova a ansiedade era alguma a expectativa ainda maior, não sabia ate onde iria chegar nem o que iria enfrentar pela dificuldade anunciada do percurso. Todavia estava mentalizado que tinha que chegar ao fim e dar tudo ok tinha e não tinha. Dada a partida por volta das 8h da manha, num dia que se avizinhava ideal para o BTT, descemos em direção ao Rio Guadiana onde nos aguardava um dos segmentos mais bonitos do dia, num single track brutal pela margem do rio logo para encher os olhos pela manha. Rumando a Sul por terras do Parque Natural do Vale do Guadiana os quilómetros foram acumulando e as vistas deslumbrando, ate chegar as vistosas e abandonadas Minas de São Domingos onde nos deixaria quase a meio percurso. Até ali foi sempre a andar bem, visto que havia controlos de tempo em cada abastecimento e não queria ser parado e obrigado a abandonar por ir já fora de horas. Dali para a frente começava a gestão do esforço porque iriamos ter mais a frente as duas subidas mais longas e ingremes de todo o percurso e já levava algum tempo de conforto em relação ao tempo de limite para passagem nos abastecimentos. Transpusemos o Rio Chanza, que nem molhou as bikes porque levava pouca água, e entramos na vizinha Espanha onde fomos muito bem recebidos e aplaudidos, por volta do km 93, pela população de Paymogo. Pequenos e graúdos desceram as ruas para ver estes doidos das bikes passarem as suas portas. Rumando agora a norte por herdades alentejanas vimos alguns terrenos mais descurados de árvores e vegetação, dava menos gozo por ali passar, mas era por ali que tínhamos que ir e já não estávamos assim tao longe de terminar.

VIDEO RESUMO

Próxima paragem em A do Pinto para um ultimo abastecimento e incentivo da cara metade Sara Lopes, que se disponibilizou e tudo fez para que estive-se em todos os abastecimentos da prova para me ajudar e me motivar a não baixar os braços e terminar esta já dura aventura que ali naquele momento mexia bem cá dentro por estar quase completa. Nos últimos quilómetros voltamos a ver e a sentir os verdes que as paisagens de Serpa nos proporcionam nestes dias de Primavera, todo um percurso ficava para trás e na memória voltávamos a relembrar. Já bem perto do fim as emoções eram fortes, tudo o que sentia já dava arrepios e acima de tudo a auto estima, a confiança e o orgulho de ter chegado onde cheguei fizeram deste dia mais um dia que tão breve não será esquecido por mim. Sem dúvida um evento que apesar de um pouco dispendioso monetariamente terá que ser revivido. Depois desta já me chegou a secretária o mesmo desafio e desta feita para o EOX240, onde 240Km em um só dia tira qualquer um do sério hahahaha.

Desafio Concluido com distinção

1º Pedro Melitão- BTT Seia- 6:17:58
2º Ricardo MOnteiro- Marrazes- 6:23:39
3º  Marco Martins- DMF Team- 6:32:34
85º MARCO LOPES- A.C. BTT FÔJO- 8:17:59
179º------------------------------------------------11:32:00

CLASSIFICÃO ELITES ULTRAMARATONA (ATÉ AOS 35 ANOS)