ROTAS DOS CASTELOS- 2015-SANTAREM-T.NOVAS-ABRANTES


EVENTO: Turismo, travessia GPS em 2 etapas
Organização: Clube de BTT Zona 55
LOCAL: 1ª Etapa: Santarem-Torres Novas- 86km/1582 D+
2ª Etapa: Torres Novas-Abrantes-67 km
Participantes: 95
Zyberianos presentes: 5
Os 5 zyberianos presentes: C.Gaspar, R.Valerio, N.Ribeiro, Sara Lopes e o M.Lopes

Sendo as maratonas já"insuficientes" para uns em termos de distância, desafio pessoal, conivivio, as travessias de varias regiões do país em 2 ou 3 dias de BT, estão cada vez mais em voga e cada vez com mais adeptos, voltando-se ao BTT puro, sem stress e sem competição, juntando tambem a vertente turismo, desde a nossa fundação em 2009  sempre fomos adeptos deste BTT, sendo o 4º ano consecutivo na Rota dos Castelos cumprindo os excelentes trilhos do Ribatejo.
Ponto encontro as 7h no parque estacionamento do Estadio Municipal de Abrantes onde um autocarro nos esperava para nos levar ao inicio da etapa em Santarem, um camião onde colocavamos as bikes envoltas em plastico de bolhas para não haver estragos, assim como a carrinha da organização para levarmos os nossos pertences até final da 1ª etapa em Torres Novas, organização irreprensivel, tudo impecavel, os participantes iam chegando e enchendo o autocarro para o inicio de mais uma aventura e convivio de BTT.

Tudo a postos e la partimos em direcção a Santarem 1h de viagem descontraida onde se ponha a conversa em dia e onde o presidente da Zona 55 bike Team o joão Valério ia dando todas as informações necessarias ao micro.

 Chegada em Santarem  e apos recebermos as bikes do camião, cafezinho e  a foto de grupo da praxe
Antes da foto na praça do municipio em Santarem, algumas caras novas, mais de metade eram participantes assiduos desde a primeira edição, o ambiente era espectacular assim como o tempo, rolamos até as portas do Sol em Santarem onde existe uma deslumbrante vista para o rio Tejo, nova foto de grupo e começamos a nossa jornada.

ETAPA 1- SANTAREM- TORRES NOVAS- 85,9 KM-1582 D+
 Começamos a descer um belo singletrack junto as portas do sol e utilizadas pela Resistencia de Santarem já este ano.
 Bela vista sobre o Tejo

 Começamos em beleza com single com Marco Lopes
 Carlos Gaspar


 Renato Valério
 Sara Lopes

 Nuno Ribeiro

Desciamos até a Estação e seguiamos em percurso urbano circundando Santarem e entrando novamente em belos trilhos de terra, sem dificuldade, seguindo em sobe e desce, com alguns singles destcando os singles da "cabra" que faz jus ao um evento e que tambem faz parte do menu do Festibike.
 O ritmo era tranquilo e a boa disposição em altas

Mais uma subida, umas curtas que outras, mas tudo ciclavel, rapidamente chegamos a Alcanede onde almoçamos, a intenção era faze-lo no restaurante indicado pela organização, mas a gerência não teve capacidade para responder ao desafio defraudando-nos, seguimos perto dentro da localidade onde fomos bem servidos-

A seguir ao repasto e com cerca de 39km subimos ao Castelo de Alcanede  numa subida durinha e com excelentes singles a descer.
 Castelo de Alcanede

Depois da descida, seguiram-se uns bons trilhos, e algumas partes menos interessantes e sempre ciclaveis, onde passavamos por Monsanto, Abrã,Amiais, e lá chegamos a nascente do rio Alviela, um local bem bonito e em ainda em obras de melhoramento.

Em seguida passavmos em mais um excelente single que passava sobre um açude no rio Alviela.
E começavamo-nos a aproximar de Torres Novas, sem quedas nem azares mecanicos, e entravas nuns trilhos onde "cheiravamos" a serra de Aire, um piso que não nos agrada mas que passamos com distinção, pedra e mais pedra a subir e a descer, circundavamos a cidade, entravamos no perimetro urbano, em belas ruelas estreitas e chegada ao 2º castelo e perto do Hotel.
Castelo de Torres Novas

Perto das 18h chegamos ao Hotel onde guardamos as bikes na garagem do mesmo, o Carlos não penoitou lá a restante comitiva ficou pelo Hotel dos Templarios, onde fomos muito bem recebidos com boas condições, onde após um duche reconfortante e dois dedos de conversa, um belo jantar para recordar os momentos do dia.

 Jantar muito saboros e bem regado com boa conversa.

Chegada ao Hotel

Texto:R.Valerio
Fotos: Zona 55 Bike Team


2ª etapa- TORRES NOVAS- ABRANTES
76,6 KM- 826 D+



Depois de uma noite bem dormida esperava-nos mais um dia a pedalar, desta vez de Torres Novas a Abrantes, as condições climáticas não se esperavam muito favoráveis, mas bem cedinho lá estávamos nós a tomar o pequeno-almoço e empolgados para os 76Kms que faltavam. Nesta etapa o Renato não podia estar presente mas para compensar tivemos a companhia do nosso grande amigo José Quintela. Assim que conseguimos ter tudo pronto lá partimos em busca de mais uma aventura e novos trilhos. A força nas pernas já não era a mesma mas a etapa era bastante mais rolante que a anterior, por isso ao nosso ritmo lá fomos andando e aproveitando as paisagens. Passamos pela Reserva Natural do Boquilobo, pela vila da Golegã, Vila Nova da Barquinha (com um jardim lindíssimo). Entrámos nuns single tracks espectaculares já conhecidos por alguns, com vista para o rio Tejo, para o Castelo de Almourol e mais à frente para o rio Zêzere, que nos levaram até à vila de Constância onde parámos para almoçar e restabelecer algumas forças. Com as baterias carregadas dirigimo-nos até ao barco que faz a travessia de Constância até Santa Margarida, uma curta viagem para atravessar o rio Tejo, e lá continuámos a nossa aventura. A chuva ameaçava aparecer mas não nos assustou.
















Nesta zona apanhámos algumas subidas, mas durou pouco pois lá voltámos a zonas bem rolantes onde mais á frente apanhámos o trilho do Tejo já bem conhecido por todos, sinal que estávamos a chegar a casa, o que por um lado nos deixava muito felizes por conseguir acabar, por outro lado estávamos tristes porque queríamos mais. Chegámos ao Rossio ao Sul do Tejo onde lá no alto de Abrantes se avistava o castelo, a partir dali foi sempre a subir, a chuva miudinha começou a cair mas a nossa determinação foi maior e lá chegámos ao castelo de Abrantes. Depois para acabar a etapa tivemos que nos dirigir até ao estádio municipal onde estava o pessoal da Zona 55 à nossa espera. Foi tudo bem organizado e a companhia não podia ser melhor.
Eu nunca tinha feito uma travessia mas fiquei fã por isso que venha a próxima que nós lá estaremos!









































Cada um desce como sabe...

Parabens a Zona 55 bike team e até para o ano como mais zyberianos

Texto: Sara Lopes
Fotos: Zona 55 bike team

Sem comentários: