VI MARATONA DO SARDOAL -16-03-2014






EVENTO: COMPETITIVO/PASSEIO
LOCALIZAÇÃO:  SARDOAL

  ORGANIZAÇÃO: GDR LAGARTOS DE SARDOAL
 DISTÂNCIAS : 35KM E 65KM 
ZYBERIANOS PRESENTES: 13 (40KM- 11), (65KM- 2)
METEREOLOGIA: 16º SOL





 ALTIMETRIA ANUNCIADA DOS 35KM: 

 -aproximadamente 740 mts D+

ALTIMETRIA ANUNCIADA DOS 65KM: 
 -aproximadamente 1400 mts D+


PARTICIPANTES DO EVENTO: 110 APROXIMADAMENTE

40KM-- 80
 80KM--30

ESTADO DO PISO:  Piso espectacular para a pratica de btt, polvilhado com excelentes singletracks
MARCAÇÕES: Excelentes

 LOGISITICA: Funcionou bem, excepto o local tardio do ultimo abastecimento principalmente da maratona que distava da meta a 3km apenas, estacionamento, banhos e almoço no mesmo local, muito bom.

BRIEFING:  Muito Bom
 PARTIDA: Organizado, com controlo zero, e boxes, um pequeno atraso na hora da partida
 DISTÂNCIA REAL :  37KM, 67KM
ALTIMETRIA REAL: 910D+(35km), 1785 D+(65km)
 ALMOÇO: Bom


Dia de Inverno ja mascarado de Primavera, com um sol fantastico, ponto te encontro nas bombas de Combustivel a saida de Alferrarede, e la seguimos em "caravana" e ja com os dorsais levantados até a vila de Sardoal, onde facilmente esacionamos.
 Esta maratona marcava o regresso do Pedro Loureiro aos eventos em Portugal 2 anos depois, numa curta passagem por Portugal acompanhado pelo seu afilhado Francisco que com 9 anos apenas completou so 37km da meia maratona.
 Foto de grupo

 Flavio Santos bem acompanhado pelo Pedro Bartolomeu representante das marcas de renome da Rotor e Zipvit


Seguimos ja de bike do local do estacionamento ate a zona da meta que distava cerca de 1km, depois de um curto aquecimento la entramos nas boxes e controlo zero, sendo a primeira boxe para os atletas da maratona e a segunda boxe para os da meia, partindo os primeiros 3minutos antes.



Depois do briefing, partida por dentro da vila do Sardoal, onde serpenteavamos as ruas, e começavamos a descer mas era "sol de pouca dura" a topologia do terreno previa dificuldades e assim foi, começamos a subir logo aos 2km seguido-se depois uma descida e  rolava-se um pouco e a partir dos 5km subia-se até aos 10km onde nalgumas partes do trilho se perdia a tracção, a maratona dividia-se logo aos 3km do percurso, o piso estava excelente.





Depois de umas boas subidas acompanhadas sempre de boas descidas, iam se avistando belas paisagens, chegando ao 1º abastecimento sensivelmente com 18km, e até ao km 22 as subidas continuavam bastante duras mas seguiam-se agora 4 belos,tecnicos e cheio de adrenalina singletracks, a zona de Panascos onde mais de um terço deste percurso era do ultimo passeio de Panascos de Outubro de 2013, nas cortadas mais rapidas e so apos se passar a cal se faziam travagens bruscas outros se calhar nem as viram. ja perto do km 32 subia-se até aos belos moinhos de Entrevinhas.










O 2º abastecimento ja vinha tarde. apenas a 3km da meta
, e la desciamos na "famosa" travesia da ribeira à chegada ao Sardoal.
Sendo o leito dessa ribeira algo perigosa com muitas pedras e que nao arriscar e desmontar era o mais sensato, seguia-se ainda um belo singletrack a chegar a vila de Sardoal , e a ultima dificuldade era uma parede em alcatrão de 30mts e com 25% inclinação, e depois de contornar as belas ruelas da vila avistava-se a meta.
Este homem levava uma bicicleta electrica e que gentilmente comunicou aos colegas de prova que nao contava para a classificação e que na meta obviamente nao foi considerado, apesar d asua bike pesar 20kg os seus 3 niveis de rotação do motor electrico aliviava e muito a pedalada.











Na maratona dominio absoluto no primeiro lugar do Campeão Nacional de Maratonas Nuno Inacio, tendo o zyberiano Octavio Vicente em 2º deste o inicio defendendo esse lugar até ao fim numa excelente prova, quem tambem brilhou foi o Flavio Santos .
Na meia maratona dominou o Diogo Vieira do Assumar Muachos, fazendo uma boa prova os zyberianos João Serras, Renato Valerio e Helder Valerio terminando nos 15 primeiros.





35KM

JOÃO SERRAS


Excelente prova do "pantera" a jogar em casa e com percurso com muitas subidas como gosta andou nos da frente acabando no top 10.
GERAL:
MASTERS A:

RENATO VALÉRIO
Excelente prova embora seja tudo menos trepador foi perdendo alguns lugares mas acabou com um bom tempo
GERAL:13º
MASTERS A:

HELDER VALÉRIO
Um doz zyberianos que aparece em grande forma neste inicio de ano, sendo uma das revelações arrancou de tras para a frente fazendo uma excelente prova, na recta da meta foi quase atropelado por um colega do pedal do BTT Sardoal, numa falta de sensatez inacreditavel, felizmente sem consequencias.
GERAL:15º
MASTERS A:

NUNO SANTOS
  A subir de forma, fez uma prova regular sem incidentes

GERAL:
MASTERS A:

DAVID FORTUNA
 Provavelmente a ultima prova feita em territorio nacional, na despedida a sorte foi madrasta com um prego cravado no pneu logo aos 3km, onde teve de colocar uma camara de ar e partir do fim para ir galgando posicoes, conseguindo um bom registo final.

GERAL:
ELITES:

 CARLOS FERNANDES
 No seu ritmo foi acompanahndo o Roberto ate onde ele aguentou

GERAL:
MASTERS A:

FRANCISCO NOGUEIRA

 Este grande atleta com apenas 9 anos percorreu os 37km sempre acompanhado pelo seu padrinho o Pedro Loureiro onde chegou ao final feliz da vida e recebendo no final o prémio para o atleta mais novo inscrito e a concluir a prova, parabens.

GERAL:
SUB-19:

PEDRO LOUREIRO
Neste breve  regresso  a Portugal onde acompanhou o seu afilhado, um dos fundadores da equipa, saiu feliz da vida com esta participação ainda para mais com a companhia de quem tanto gosta.

GERAL:
MASTERS A:


CARLOS GASPAR
  A estreia do novo zyberiano sempre bem disposto completou a prova sem problemas.
GERAL:
MASTERS A:
 
ROBERTO GERARDO

 A forma nao é a ideal foi acompanhado pelo Carlos até quase ao fim onde aos 34km a 3 do final as caimbras nao o deixaram terminar.

DESISTÊNCIA

JP
 O Azarado da semana passada e apos queda na estrada quando fazia estrada, não conseguiu ultrapassar as dores nas mãos mas veio apoiar e tirar umas fotos a malta.

65KM

OCTAVIO VICENTE

 Mais uma grande prova do Tavinho, sendo o 1º lugar muito dificil cedo segurou o 2º da geral e nao mais o o largou até ao fim chegando a 20 minutos do primeiro.
 

GERAL:2º
MASTERS A:2º

FLAVIO SANTOS

 
 A subir de forma e a "jogar" na sua terra natal andou até aos 50km a discutir o 4º da geral, quebrou nos ultimos quilometros e chegou ao fim no 6º numa excelente prova.
 
GERAL:6º
MASTERS A: 4º

Ao almoço grande convivio como é normal



 Na zona da escola de Sardoal situava-se a lavagem das bikes, banhos e almoço tudo a funcionar muito bem, ao almoço foi entregue uma lembrança em jeito de despedida ao David Fortuna, mais um emigrante que o país perde assim como um colega  e amigo.


 Apos esquecimento da organização, e relembarmos a mesma que nao foi entregue a lembrança de maior equipa (no regulamento estava que premeiava as 3 maiores, não foi o caso), la recebemos a lembrança que foi entregue ao David, 2 garrafas de vinho tinto da região.

CLASSIFICAÇÃO GERAL
35KM

65KM

FOTOS FÔJO-ZYBEX BTT

Texto:R.Valerio
Fotos: J.Rodrigues, N.Pirrete

RESCALDO INACABADO...AGUARDA CLASSIFICAÇÕES,  A ORGANIZAÇÃO CONTINUA A NÃO PUBLICAR

Sem comentários: