2# XCM SANTAREM -OUREM -24-03-2013

SANGUE, SUOR, LAMA e muitos sorrisos, foi assim esta 2ª etapa do regional de Maratonas de Santarem desta feita em Ourem, tambem contava esta prova para o trofeu de Ourem, trilhos magnificos, muitos e diversificados singletracks, mas que a muita chuva das ultimas semanas inundou de lama o percurso e tornou o mesmo perigoso, cautelas e caldos de galinha cada um toma o que entende, algumas quedas umas pela pouca tecnica de alguns participantes outras por azares, nao era fácil para ninguem!

Os 8 zyberianos presentes dividam-se pelas seguintes distancias e categorias:

FEDERADOS
ELITES
MARCO LOPES

FEMININAS
MONICA FERNANDES

PROMOÇÃO
MARATONA

ELITES
RICARDO ROSADO

VETERANOS A
NUNO FERNANDES
RENATO VALÉRIO

MEIA MARATONA
ELITES
DAVID FORTUNA
VETERANOS A
JOÃO SERRAS
VETERANOS B
RUI ANTUNES

Participando assim em varios escalões e classes, o dia ameçava chuva, os trilhos ja se imaginavam pesados, mas assim tanto........
O PERCURSO ERA DE 34KM COM 600ACUMULADO,  PARA A MEIA MARATONA , A MARATONA PASSAVA NA META SENDO A SEGUNDA VOLTA DE MAIS 26KM TOTALIZANDO 60KM COM MAIS DE 1200MTS ACUMULADO SENDO OS ULTIMOS 10KM IGUAIS DA PRIMEIRA VOLTA E MUITO PENOSOS DEVIDO A LAMA










Chegamos cedo, o levantamento de dorsais estava um pouco confuso, mas muito boa vontade da organização do clube dos pinheiros e la se desenrascou os dorsais com a fila a aumentar, logistica com boa localização, estacionamento, secretariado e banhos.






Mais de 300 participantes nas varias categorias apresentavam-se para o que iria ser um durissimo dia de BTT, em que na maratona mais de metade dos participantes nao chegaram ao fim.
Partida a grande ritmo em alcatrão durante mais de 2km rolou-se na frente a mais de 50km/h e em seguida entrada em terra, sendo desnecessários os singletracks carregados de lama logo aos 5km provocando autenticos engarrafamentos.





 MARCO LOPES
Vamos por partes, primeiro a prova rainha a MARATONA, nos federados o M. Lopes seguia nos primeiros lugares mantendo o seu ritmo, e mostrando uma subida de forma em crescendo terminando no 7º de Elites.

 
 RICARDO ROSADO
Na promoção O Ricardo Rosado partiu muito bem e seguia bem classificado mas desistindo chegando a meta para iniciar a 2ª volta, foi pena, pois ia bem.

RENATO VALÉRIO
A fazer uma prova de tras para a frente, seguindo sempre em crescendo e defrontando-se com uma queda ao km 38 que deixou algumas mazelas no joelho, foi recuperando posicoes dando-se bem em zonas tecnicas e terreno pesado alcançando um excelente 13º em Veteranos A.

NUNO FERNANDES
Lama e  zonas tecnicas nao são a sua "praia" foi conseguindo levar a sua JORBI ate final dos 60km sendo afetado por algums pequenas quedas e caimbras,alcançando um bom 18º em Veteranos A atendendo a quantidade de atletas que nao conseguiram chegar ao fm.

FEDERADAS FEMININAS
MONICA FERNANDES
Seguiu durante 29km na frente sendo alcançada e ultrapassada a 5km da meta, ficando em 3ª apenas 3 minutos das primeiras classificadas onde se incluia a campea nacional de Maratonas de 2011 Ana Antunes. A melhorar a olhos vistos a sua tecnica e dando-se bem em pisos duros, mostra que esta em crescendo de forma.

PROMOÇÃO, Meia Maratona
DAVID FORTUNA

Ainda a procura do pico de forma seguiu para esta prova com o intuito de pontuar, abdicando da sua classificação ajudando e emprestando um elo de engate ao nosso colega Rui Antunes que tinha partido a corrente, seguindo depois com a Monica acompanhando-a até final alcançando um 22º em Elites.

JOÃO SERRAS
 Tentando alcançar lugares pontuaveis era este o seu objetivo para esta prova e no final conseguiu com um 19º em Veteranos A, este tipo de terreno nao era nada do agrado dele, principalmente  a muita lama, mostrando que ainda pode fazer bem melhor nas restantes etapas.

RUI ANTUNES

Depois de ter partido o dropout na etapa de Alpiarça, quando seguia bem classificado partia em excelente ritmo e muito bem classficado quando aos 15km parte a corrente, ja pensando em desisitir, quando o David Fortuna desenrasca um elo de engate e ajuda o seu colega, ainda ganhando forças para chegar ao fim num excelente 14º em Veteranos B.

Muitos e belos singletracks nesta maratona, variado tipo de piso e de lama, podendo ter sido eliminado 2 zonas impraticaveis um singletrack logo aos 5km e a parte final junto ao rio que era um mar de lama e que na segunda passagem era impossivel pedalar.
Logisitica,simpatia um excelente almoço com nota muito alta assim como as excelentes marcações






CLASSIFICAÇÕES

FEDERADOS
MARATONA
ELITES/SUB-23
1º  Ângelo Vieira- Róódinhas/Santos Silva- 2:50:46
7º MARCO LOPES- FÔJO-ZYBEX BTT/PROFBIKE TEAM- 3:34:22 


FEDERADAS
1º Liliana Caniço- Escolinha de BTT de Almeirim- 2:36:30
3º MONICA FERNANDES-FÔJO-ZYBEX BTT/PROFBIKE TEAM-2:39:24

PROMOÇÃO
MARATONA

ELITES/SUB 23
1º Luis Martins- G.C-Barquinhense- 3:03:35
Ricardo RosadoFÔJO-ZYBEX BTT/PROFBIKE TEAM-.----desistiu

VETERANOS A
1º Martinho Saragoça- Róódinhas/Santos Silva- 3:01:57
13º RENATO VALÉRIO - FÔJO-ZYBEX BTT/PROFBIKE TEAM- 4:12:05
18º NUNO FERNANDES- FÔJO-ZYBEX BTT/PROFBIKE TEAM- 5:01:20

MEIA MARATONA

ELITES/SUB-23
1º João Outeiro Aktive Team - 1:41:50
22º DAVID FORTUNA- FÔJO-ZYBEX BTT/PROFBIKE TEAM-2:39:26

VETERANOS A
1º Pedro Amaro-ArealBike/Radio Alenquer - 1:42:20

19º JOÃO SERRAS -FÔJO-ZYBEX BTT/PROFBIKE TEAM -2:12:35

VETERANOS B
1º Guilherme Lopes- Borrabotas VCO -1:42:30
14º RUI ANTUNES - FÔJO-ZYBEX BTT/PROFBIKE TEAM-2:23:11

TEXTO:R.VALÉRIO
FOTOS:PAULA MENDES, MANUEL CURA
  
 


Sem comentários: