1# XCM SANTAREM -ALPIARÇA


E lá começou a epoca competitiva de 2013, estreia em Alpiarça, localidade de muita tradição no ciclismo, o sol ao contrario do esperado dava-nos as boas vindas, os 7 zyberianos presentes disfarçavam o nervoso miudinho com a boa disposição.
Zyberianos presentes: Rui Antunes, João Serras, Renato Valério,David Fortuna,Nuno Fernandes e Monica Fernandes
e Octavio Vicente

Chegamos antecipadamente e com calma levantamos os dorsais e preparamos as bikes e fizemos o aquecimento ..










Primeiro  partiram os federados, e depois a promoção da maratona e depois o grosso do pelotão no total de 280 participantes que estavam "loucos" pelo começo da epoca e logo em alcatrão arrancou-se  a fundo no alcatrão sempre bem acima dos 30 e muitos kmh's durante 2 km ate entrarmos na terra uma pequena inclincação ja ia separando o pelotão, os trilhos tinham agua mas era altamente ciclacel, com sobe e desce e com 1 parede pelo meio rolava-se a grande velocidade e até sensivelemente aos 21km pouca lama ainda tinhamos testemunhado, e o tempo ajudava.
A seguir a este ponto a lama começava a aparecer intremiada com bastantes poças de agua, a lama começava a fazer mossa no material mas o ritmo era diabolico,, ultimos quilometros com granizo fortissimo e um mar de agua, marcações excelentes e percurso rapidissimo com apenas 500mts de altimetria em 40km.













Quanto aos nossos atletas o Octavio Vicente a fazer uma prestação excecional terminando em 4º do seu escalão e 6º da geral,


Octavio Vicente a chegada no final dos 80km..se uma volta o percurso estava duro, a segunda volta era terrivel para os atletas.
Quanto a estreia da Monica Fernandes como federada, a concorencia era fortissima desde a Campea Nacional Ana Antunes, portou-se muito bem tendo conseguido um excelente 4º lugar tendo dado 1 2minutos a primeira femnina da promoção.

Quuanto aos restantes zyberianos, o João Serras a nao conseguir pontuar como era o seu objetivo, mas a concorrencia em Masters A é fortissima, mesmo assim uma boa prova, seguido a 7 minutos pelo R. Valerio, o N. Fernandes partiu a corrente o que levou  a atrasa-lo. Nos elites foi a estreia do D.Fortuna dando o seu melhor e ganhou mais experiencia atingindo mesmo assim um bom resultado, quem foi brindado novamente pelo o azar na sua estreia do campeonato foi o Rui Antunes que partiu o dropout aos cerca de 26km +- onde o N.Fernandes partiu a corrente.





Quanto a logisitica, tudo correu bem, menos os banhos de agua fria, pelo menos os dos balnearios do campo sintetico a entrega dos premios foi como sempre... com desdem e desprezo por quem foram os melhores dos melhores e mereciam melhor festa...a rever sempre

CLASSIFICAÇÕES

FEDERADOS
ELITES
1º Ismael Graça-  Ouribike C.C. Ouriquense- 2:53:00
4º OCTAVIO VICENTE- FÔJO-ZYBEX/PROFBIKE BTT TEAM -3:01:29

FEMININAS
1º ANA ANTUNES TEAM PROTEIK -1:35:39
4º MONICA FERNANDES- FÔJO-ZYBEX/PROFBIKE BTT TEAM -2:06:23 

PROMOÇÃO

ELITES
Renato Ferreira- PinaBike/Proagrali -1:27:58

26º DAVID FORTUNA- FÔJO-ZYBEX/PROFBIKE BTT TEAM -2:02:50

MASTERS A
1º Sérgio Gaspar- Escolinha BTT Alemeirim - 1:27:58

30º JOÃO SERRAS-  FÔJO-ZYBEX/PROFBIKE BTT TEAM-1:48:21
38º RENATO VALÉRIO -  FÔJO-ZYBEX/PROFBIKE BTT TEAM-1:55:42
49º NUNO FERNANDES-FÔJO-ZYBEX/PROFBIKE BTT TEAM- 2:05:49

MASTERS B
1º Pedro Barrela- Ouribike C.C. Ouriquense - 1:32:25

RUI ANTUNES--DESISTIU DEVIDO A PROBLEMAS MECANICOS 

TEXTO: R.VALERIO
FOTOS: Paula Mendes, Evaristo Frois


Sem comentários: